Nosso Blog
5 melhores modalidades de exercício físico para a saúde do idoso
Sabemos dos benefícios de qualquer atividade física para os idosos, mas existem 5 tipos que são as mais indicadas. Confira!
Antes de qualquer coisa precisamos entender a diferença entre atividade física e exercício físico. Assim, tarefas comuns do nosso cotidiano (andar, subir escadas, limpar a casa) são atividades físicas; exercícios físicos são atividades físicas que possuem regras bem definidas, um planejamento, repetição e, na maioria vezes, um local organizado para a sua prática.
Então todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico, dito isso, vamos conhecer os 5 exercícios físicos mais indicados para os idosos.
O exercício físico possibilita inúmeros benefícios para a saúde, garantindo o aumento nos níveis de energia, o equilíbrio entre corpo e mente e a manutenção da saúde e da qualidade de vida de quem já chegou à velhice.
Além disso, o exercício físico é a melhor forma de promover o envelhecimento ativo e saudável, com mais vigor e autonomia. Os exercícios físicos são a melhor forma de melhorar ou manter os componentes físicos.
As modalidades mais indicadas para os idosos precisam atingir os principais objetivos para a saúde que são relacionados à ficar mais forte, mais disposto e menos ofegante, manter-se equilibrado sem cair, alcançar o que se quer e precisa. Além de desenvolver os componentes da aptidão física, que são: – força muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e flexibilidade. Os exercícios físicos recomendados aos idosos, são:
1. Ginástica
A ginástica permite trabalhar todos esses objetivos e é a mais versátil e atualmente possui vários nomes.
Existe um fator que é muito importante na vida dos idosos que a prática de ginástica pode contribuir é a interação social. As aulas de ginástica, na sua maioria, são coletivas, o que contribui para promover o bem-estar, diminuição de sintomas depressivos e da ansiedade e outros fatores psicológicos característicos do envelhecimento.
2. Musculação
A musculação possibilita focar no trabalho de força que é muito importante, especialmente após os 50 anos. A prática regular de musculação melhora as dores causadas por algumas doenças (artrose, osteoporose) e deixa os músculos mais fortes e ágeis, contribuindo para que o idoso se mantenha ativo e independente.
3. Hidroginástica
A hidroginástica, a queridinha de boa parte dos idosos, é ótima para a resistência cardiorrespiratória que é seu principal foco e, também, consegue estimular outros objetivos.
Os médicos consideram a hidroginástica um exercício ideal para quem tem osteoporose ou problemas articulares porque não tem impacto. Além de contribuir com o fortalecimento muscular, acelera o metabolismo, promove saúde mental e qualidade de vida.
4. Caminhada
A caminhada é a principal modalidade realizada ao ar livre, é mais leve e pode ser feita sem a orientação de um profissional da Educação Física. Porém, quando orientada por um especialista na área alcança resultados ainda mais certeiros.
Promove uma melhora na circulação do sangue, contribuindo na função cardiovascular, no condicionamento físico, evitando o sedentarismo e uma manutenção do peso, fortalecendo os músculos.
5. Dança
E a dança, quem não gosta de dançar, também pode ser praticada em casa ou em um baile de modo mais livre, é um jeito divertido de movimentar o corpo. Também é uma modalidade que quando orientada proporciona melhoras importantes.
Os principais benefícios da dança para idosos é sair do sedentarismo. Além de ajudar na reabilitação dos movimentos, como também melhoram o equilíbrio e a flexibilidade, o que previne quedas, fraturas e outros acidentes.
Agora que você já conhece as 5 melhores modalidades de exercício físico para a saúde do idoso, chegou a sua vez de escolher qual você vai começar a praticar.
Compartilhe o conteúdo para que mais pessoas conheçam os benefícios desses exercícios na saúde dos idosos.
A Vida+Movimento oferece programas de exercício físico especializados que contribuem para a qualidade de vida dos idosos. Venha conhecer nossos serviços ou solicite mais informações com nossos especialistas.
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Últimas notícias:
Ser sedentário é fator de risco para doenças crônicas, Qualquer atividade física consegue melhorar a saúde e o bem-estar. Confira!
Apresentamos 5 dicas para iniciar e continuar um comportamento mais saudável de forma segura e eficaz. Confira!