Mudança de comportamento

Nosso Blog

Por que é tão difícil mudar um comportamento para se sentir mais saudável?

Apresentamos 5 dicas para iniciar e continuar um comportamento mais saudável.

A mudança inicia por uma reflexão e muitas vezes não queremos pensar e seguimos com a vida como ela está: mudar dá trabalho!

Quando percebemos que não estamos bem, especialmente com a saúde, a mudança ainda é mais exigente porque se relaciona diretamente com os hábitos do dia a dia: alimentação, atividade física, sono, controle do estresse.

Mudar o comportamento é um sinal de que algo mudou na vida, em decorrência de fatores internos ou externos e pode ser temporário ou permanente.

Para a saúde, as mudanças precisam ser de longo tempo e implicam num novo estilo de vida que afeta a própria pessoa e aquelas ao seu redor.

Para que a mudança de comportamento tenha mais chances de sucesso é preciso conhecer estágios envolvidos nesse processo. A partir disso, cada um identifica em qual está e planeja o próximo passo para chegar ao final e conseguir a sua mudança:

1. Pré-contemplação: Sem intenção de mudar, mas pode ser que exista um problema; 

2. Contemplação: Reconhecimento do problema, mas ainda está avaliando as possibilidades; 

3. Preparação: Decisão sobre o que mudar e como será a mudança para resolver o problema; 

4. Ação: Implementação da mudança, avaliando se está sendo positiva e caso não seja, uma nova mudança precisa acontecer, mas sem desistência; 

5. Manutenção: Identificação dos resultados para que o comportamento seja mantido porque houve resolução do problema.

Acompanhe na imagem abaixo: 

No caso da atividade física, o reconhecimento dos seus benefícios é básico para o início de uma mudança de comportamento, assim como a identificação das barreiras que impossibilitam a sua realização. É preciso estar consciente do seu papel para a saúde e os malefícios de um estilo de vida sedentário, bem como de que as barreiras que impedem a sua realização devem ser superadas (sejam pessoais, ambientais e/ou sociais).

No público mais adulto, algumas barreiras indicam que a própria idade ou a necessidade de descansar impedem a prática da atividade física, quando deveria ser o contrário: quanto mais idade, maior a necessidade de manter o corpo em movimento. Uma outra ideia que deve ser sempre reforçada é que o estilo de vida saudável precisa ser adotado sempre e não em alguns momentos, não podemos fazer uma poupança e depois usufruir – essa conquista é diária. 

Uma mudança de comportamento é possível, não é fácil, porém quando os resultados positivos são percebidos, os comportamentos antigos e não saudáveis ficam no passado. 

Estar cada vez mais saudável é uma recompensa diária e supera cada dificuldade no processo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Últimas notícias:

Ser sedentário é fator de risco para doenças crônicas,  Qualquer atividade física consegue melhorar a saúde e o bem-estar.  Confira!

Sabemos dos benefícios de qualquer atividade física para os idosos, mas existem 5 tipos que são as mais indicadas. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *